No último dia 09 de maio, o Batalhão Ambiental, em operação denominada “HOT SPOT 2025”, no distrito de Guariba, município de Colniza, se deslocou até um local identificado pela Plataforma Planet da SCCON, com a finalidade de fiscalizar “in loco” uma área apontada como ponto 13, através de filtro identificado pela equipe técnica de monitoramento da Coordenadoria de Fiscalização de Flora (CFFL) da SEMA-MT com imagens de satélite de alta resolução com sistema de detecção de desmatamento em tempo real.
No local, próximo ao Rio Roosevelt, foi visualizado o desmatamento através do modelo de “Derrubada”, onde se faz a supressão da vegetação nativa utilizando motosserra, abatendo as árvores adultas “grande porte” deixando as menores.
Percorrendo a área de fiscalização, a equipe ouviu barulho aparentando ser de um trator e motosserras, aproximando-se do local, foram avistadas várias pessoas, uma operando o trator, outras portando os motosserras, porém, quando avistaram a equipe, saíram correndo para mata tomando rumo ignorado.
A equipe fez rondas no local porem mas ninguém foi encontrado, ao retornar no local onde estava o trator e as motosserras, apresentou-se a equipe um homem, identificando como proprietário da área, foi perguntado quem eram as pessoas que saíram correndo ao avistar a equipe, ele respondeu que teria contratado essas pessoas para realizar o desmatamento, foi solicitada a autorização para realizar o desmatamento, mas o dono da área foi enfático em responder que não tinha e que por isso quem estava prestando serviço para ele teria corrido do local.
O local estava sendo desmatado há cerca de 30 dias, diante dos fatos, a área desmatada vai ser embargada e que a atividade de desmatamento ilegal irá gerar documentos administrativos a seu desfavor.
No local foi encontrado 01(um) trator de pneu, com 01 (uma) laminada acoplada,02 (duas) motosserras, o trator e as motosserras foram apreendidas.