Publicidade:
03 de Fevereiro, 2026 - 15:48
Volta às aulas marca início do ano letivo na rede municipal de Apiacás


A Prefeitura de Apiacás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao ano letivo com o retorno das aulas na Creche Escola de Educação Infantil Construindo o Saber e nas escolas Centro de Promoção, Paulo Freire e Guilherme de Almeida.



Mais de 1.200 alunos voltaram às salas de aula, dando início a um novo ciclo de aprendizagem. O retorno é marcado por um período importante de adaptação, especialmente para as crianças da educação infantil, que estão retomando a rotina escolar após o recesso.



O momento representa não apenas o reencontro entre alunos, professores e colegas, mas também o resultado de um trabalho coletivo realizado com dedicação. A Secretaria Municipal de Educação destaca e parabeniza todos os servidores, entre professores, equipes pedagógicas, apoio, limpeza, transporte e merenda escolar, que estiveram empenhados na organização e preparação das unidades escolares.



Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para garantir um ambiente acolhedor, seguro e preparado para receber os estudantes, tornando este retorno às aulas um momento único e especial para toda a comunidade escolar.



A gestão municipal reafirma seu compromisso com a educação, investindo em estrutura, planejamento e valorização dos profissionais, fortalecendo o ensino e contribuindo para o desenvolvimento das crianças e jovens de Apiacás.


Fotos por: Assessoria
Fonte: Assessoria
Publicidade:
03 de Fevereiro, 2026 - 10:43
Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre


                                                           Participação é gratuita e deve ser efetivada pelo portal de acesso



Estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira (3). O prazo segue até a próxima sexta-feira (6).



As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato pode se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição.



O processo seletivo do primeiro semestre vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. A previsão é que, em 2026, sejam ofertadas 112.168 vagas.



Quem pode participar



Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.



Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.



Classificação



De acordo com o MEC, a classificação será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.



A classificação vai respeitar a seguinte ordem de prioridade:




  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;


  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;


  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;


  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.  



Resultado



O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Segundo o MEC, cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.



Candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.



Lista de espera



Estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única, de acordo com a pasta, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.


Fotos por: Reprodução/Foto meramente ilustrativa
Fonte: Agência Brasil
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais