Publicidade:
03 de Fevereiro, 2026 - 14:01
Governo do Estado investe R$ 817 milhões na agricultura familiar e amplia presença técnica em todo o Estado

                                    O conjunto das ações consolida a agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento rural em Mato Grosso


Os investimentos destinados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) ao setor, estimados em R$ 817 milhões, foram apresentados pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (2.2), durante a sessão solene de abertura da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os recursos, executados Seaf têm como foco impulsionar o desenvolvimento rural, ampliar a geração de renda, garantir a segurança alimentar e fortalecer as economias locais.



 



De acordo com o balanço apresentado, os fundos aplicados têm sido investidos em ações que vão desde a mecanização agrícola até o acesso a insumos, melhoramento genético, irrigação e fortalecimento da comercialização.



O governador Mauro Mendes ressaltou os avanços conquistados ao longo da gestão. “Investir na agricultura familiar significa investir no futuro do estado. Cada aplicação financeira fortalece o produtor, gera emprego e melhora a renda das famílias que vivem em propriedades de agricultura de pequena escala”, disse o governador.



Para o vice-governador Otaviano Pivetta, o apoio dos parlamentares foi importante para os resultados alcançados. “O apoio dos parlamentares foi fundamental para que os investimentos chegassem a quem mais precisa. É assim que construímos um estado mais produtivo e organizado para todos”, salientou.



Responsável pela execução das iniciativas, a Seaf atua de forma integrada com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que garante assistência técnica e extensão rural nos 142 municípios do estado, levando orientação direta às propriedades rurais.



Segundo a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, os resultados refletem uma política pública voltada à base produtiva do campo. “Os aportes feitos na agricultura familiar são estruturantes. Eles fortalecem a produção, aumentam a renda das famílias e promovem o desenvolvimento regional com inclusão social”, afirma.



A presença da assistência técnica é apontada como fator decisivo para o sucesso das ações. Para o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, o alcance estadual da empresa assegura eficiência na aplicação dos investimentos. “A Empaer atua em parceria com a Seaf e as prefeituras para promover o desenvolvimento regional e combater a pobreza rural, como no Fundaaf Inclusão Produtiva, que beneficiou empreendimentos da agricultura familiar em Mato Grosso.”



De máquinas e implementos agrícolas à feira livre



Os investimentos permitiram a aquisição de 8.415 máquinas e equipamentos agrícolas, além da distribuição de 29.894 insumos e 61 mil toneladas de calcário, contribuindo para a correção do solo e o aumento da produtividade.



Na cadeia do leite, foram entregues 991 resfriadores, 550 ordenhadeiras e 36.265 doses de sêmen, fortalecendo a produção e a qualidade do leite em propriedades familiares. Também foram distribuídas 250 novilhas prenhes, ampliando a base produtiva.



A diversificação produtiva foi impulsionada com 497 kits de irrigação, 1.000 kits para apicultores e o plantio de mais de 1,2 milhão de mudas. Já o acesso ao mercado foi reforçado com a entrega de 4.500 barracas para feiras livres, ampliando os canais de comercialização direta.



Outro destaque é o apoio financeiro direto, com a entrega de 3.568 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf), garantindo crédito e fomento a pequenos produtores inscritos no CadÚnico, em diferentes cadeias produtivas.



O conjunto das ações consolida a agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento rural em Mato Grosso.


Fotos por: Angelo Varela e Marcos Lopes / ALMT
Fonte: Vânia Neves | Seaf/Empaer
Publicidade:
03 de Fevereiro, 2026 - 10:48
Bolsonaro pede visita de Wellington Fagundes na Papudinha


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por golpe de Estado na Papudinha, anexo do Complexo da Papuda, solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para receber a visita do senador Wellington Fagundes (PL), que é pré-candidato ao governo do Estado neste ano.



Essa pode ser a primeira conversa entre Fagundes e Bolsonaro após interlocutores declararem do ano passado de que ele teria declarado apoio à candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para o governo de Mato Grosso e ao governador Mauro Mendes (União), juntamente, com o deputado federal José Medeiros para as duas vagas ao Senado.



O pedido tem por finalidade permitir encontro pessoal específico, a ser realizado em data oportunamente ajustada, em razão da necessidade de diálogo direto com o Peticionário, diz a petição assinada pelos advogados do ex-presidente e protocolada no dia 1º de fevereiro.



Agora, o pedido será analisado por Alexandre de Moraes, que deverá autorizar o encontro entre Bolsonaro e Fagundes nos próximos dias.



A tendência é que o encontro possa fortalecer a candidatura de Wellington dentro do próprio PL em Mato Grosso, já que algumas lideranças não escondem o desejo de apoiar Pivetta.



Entre os que acham melhor a sigla coligar e não ter candidatura própria é o próprio José Medeiros. Ele tem dito nos bastidores que o melhor caminho seria uma composição com o grupo de Mauro Mendes para tentar se favorecer da boa avaliação do governador.



O encontro também deverá por uma pá de cal no desejo de Otaviano Pivetta em ter o apoio do ex-presidente e seus familiares.



Em uma das ocasiões chegou a ser cogitada uma possível filiação de Pivetta ao PL. Contudo, após a prisão de Bolsonaro, o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, disse que o assunto seria tratado mais adiante.



Já no final do ano, Valdemar confirmou a pré-candidatura de Wellington Fagundes ao governo com base em pesquisas internas.



De lá pra cá, Fagundes passou a garantir apoio de parte das lideranças do PL, como a deputada federal Coronel Fernanda (PL) e o deputado federal Nelson Barbudo (PL).



Porém, os prefeitos de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e de Rondonópolis, Claudio Ferreira (PL) declaram apoio com cautela, sempre lembrando do nome de Pivetta, que, segundo eles, é um bom candidato e aliado.



Após o encontro com Wellington Fagundes, Bolsonaro deverá solicitar a visita de José Medeiros, seu nome ao Senado.



Ele já chegou a solicitar a visita enquanto estava em prisão domiciliar. Porém, com a prisão em definitivo, a visita não ocorreu.


Fotos por: Reprodução/Twitter
Fonte: Pablo Rodrigo
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais