Publicidade:
09 de Maio, 2025 - 06:42
Hospital Municipal de Juara Atendeu mais de 5 mil Pacientes no Mês de Abril e Passa por Reformulação na Gestão


Durante entrevista concedida à Rádio Tucunaré no dia 8 de maio, o prefeito de Juara, Ney da Farmácia, anunciou mudanças importantes na estrutura administrativa do Hospital Municipal de Juara (HMJ). As alterações ocorrem após a ex-vereadora Marta Dalpiaz recusar o convite para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.



Diante da necessidade de responder às cobranças da população por melhorias na saúde pública, o prefeito explicou que, após diálogo com a atual gestão e com a sociedade, decidiu nomear novamente a enfermeira Graziela (Grazi) para a direção do HMJ. Ela já havia atuado na função anteriormente, e segundo o prefeito, sua experiência será essencial para garantir um atendimento mais ágil e eficiente. A nova coordenadora do hospital será a servidora Bia, que já integra a equipe interna e conhece bem a rotina da unidade.



“Eu vou ser um pouquinho diretor também, junto com a Grazi, e vou ser um pouco coordenador junto com a Bia, porque é isso que nós queremos: trabalhar junto”, afirmou o prefeito, reforçando que pretende acompanhar de perto a saúde do município, inclusive despachando dentro do hospital, se necessário .



Apesar das mudanças administrativas, o prefeito ressaltou que o médico Dr. Lauro Renan segue como diretor clínico do hospital, cargo no qual, segundo ele, já promoveu melhorias significativas no ambiente clínico e na qualidade dos atendimentos.



O anúncio das mudanças veio acompanhado da divulgação do balanço dos atendimentos do HMJ referentes ao mês de abril de 2025. No total, 5.455 pacientes foram atendidos, evidenciando a importância da unidade hospitalar para a cidade e região. O corpo clínico contou com 12 médicos clínicos gerais em sistema de plantão, além de diversos especialistas atuando via Consórcio Intermunicipal e contratações municipais.



Entre os procedimentos realizados, destacam-se 124 cirurgias em diferentes especialidades, mais de 12 mil exames laboratoriais e centenas de exames de imagem, incluindo tomografias, ultrassonografias e ressonâncias. O hospital também contabilizou 251 internações ao longo do mês.



O prefeito adiantou ainda que pretende reativar a UPA e ampliar o funcionamento de unidades de saúde nos bairros até às 23h, o que deve desafogar o hospital e melhorar o fluxo de atendimentos. Outra inovação prometida é a implantação de um sistema hospitalar integrado que permitirá melhor gestão de exames e medicamentos.



“Estamos trabalhando para fazer da saúde de Juara uma referência no estado. Ainda há muito a ser feito, mas os resultados começarão a aparecer já no segundo semestre”, declarou Ney.



A Prefeitura de Juara e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam seu compromisso com a transparência e com a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população. A Rádio Tucunaré continuará acompanhando as ações da administração e informando a população sobre os próximos passos.


Fotos por: assessoria de imprensa Juara
Fonte: acessenoticias/radio Tucunare
Publicidade:
09 de Maio, 2025 - 06:39
SES adere à campanha nacional de vacinação para crianças e adolescentes


 



                               Secretaria tem apoiado os municípios na estratégia de imunização que começou em abril nas escolas do Estado



A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES–MT) aderiu à campanha do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação para a vacinação de crianças e adolescentes nas escolas no dia 10 de abril e, até o momento, já foram aplicadas 955 vacinas.



Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a campanha busca imunizar crianças e adolescentes nas escolas para garantir que elas estejam protegidas contra os principais tipos de vírus.



“Tanto a SES quanto a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estão fomentando que os municípios realizem essa vacinação nas escolas porque é uma estratégia que tem um efeito muito positivo, pois se pega toda a população que precisa ser vacinada em um único espaço. Então, ela tem surtido efeito: os municípios que fazem essa imunização nas escolas têm tido bons resultados”, explicou.



A influenza3, que protege contra os três tipos do vírus, é o imunizante com o maior número de aplicações até o momento nas escolas, com 452 doses aplicadas.



Outros imunizantes, como a VIP (Vacina Inativada Poliomielite) teve 84 doses aplicadas; a MenACWY (Meningocócica ACWY,), que protege contra os quatro tipos da doença meningocócica, teve 76 doses aplicadas; a VFA (Vacina Febre Amarela) teve 61 doses aplicadas; a HPV4, que atua contra os quatro tipos do vírus HPV, teve 59 doses aplicadas; e o imunizante DT, que protege contra a difteria e o tétano, teve 41 doses aplicadas.



"O intuito dessa campanha é manter as crianças e adolescentes das escolas públicas do estado com a vacinação em dia. Vale ressaltar que, vacinar é garantir que nossas crianças cresçam com saúde, frequentem a escola com segurança e tenham menos riscos de problemas de saúde de longo prazo”, ressaltou.



Além disso, Alessandra ressalta a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes atualizada. “Lembramos que garantir a imunização de crianças e adolescentes é de responsabilidade dos pais e responsáveis. Por isso, orientamos que os mesmos mantenham as vacinas de crianças e adolescentes em dia para garantir que elas estejam protegidas contra os principais vírus e doenças que a imunização possa ser garantida através de vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde”, concluiu.



*Supervisionado por Luiza Goulart


Fotos por: Paulo Pinto/Agência Brasil
Fonte: Maria Eduarda Belchior* | SES-MT
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais