Publicidade:
22 de Novembro, 2023 - 15:38
Agentes de Saúde e Endemias de Nova Bandeirantes recebem colação de grau após conclusão do curso de capacitação


O município de Nova Bandeirantes deu um passo importante com a formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, visando com essa iniciativa um atendimento de maior precisão ao público alvo.



Na noite desta terça-feira (21), foi realizada a cerimônia de formatura, onde 20 Agentes Comunitários e 6 de Endemias receberam a diplomação, o que na prática resulta em ampla capacitação, além de um conhecimento mais aprofundado.



O projeto de capacitação e formação é oriundo do Ministério da Saúde, onde compete a cada município estar desenvolvendo por meio da gestão local.



Em Nova Bandeirantes a realização deste projeto, aconteceu por meio parceria com uma universidade do Rio Grande do Sul.



Estiveram presentes na ocasião, o prefeito César Périgo (MDB), acompanhado da Primeira-dama Ana Paula Otênio Périgo, Jair Haboswki – secretário municipal de saúde, vereadora Deni Kely (PSDB), Capitão Rodrigues da PM, Samantha Alves do Conselho Municipal de Saúde, além de integrantes da pasta da Saúde no município.



O paraninfo da formatura foi Jair Habowski que explanou detalhes sobre o projeto desde o início, o seu discurso aconteceu após todos os formandos receberem a diplomação e a colação de grau.



Ednaldo Florentino de Melo – Agente de Endemias e um dos formandos foi o orador da turma, onde instantes depois aproveitou para ressaltar durante entrevista, a importância de participar de um momento tão importante para o município.



“Esse momento é gratificante para a nossa turma e toda a categoria, pois que trabalha na área da Saúde no combate à endemias, participar deste curso técnico é um grande aproveitamento pra nós formandos e para toda a sociedade, pois todo o aprendizado que nós colhemos [...] vamos estar repassando para a população”, afirmou.





Atuante há muito tempo no segmento, o Agente de Endemias reconheceu que o conteúdo apresentado ao longo do curso, por vezes fazia muita falta.



“Sinceramente, estava fazendo falta. Eu estou na saúde desde 2005 [...] até o presente momento, esse foi o primeiro curso que a gente recebeu a nível técnico dentro da categoria”, revelou Ednaldo.



Iniciativa do Poder Público



O caminho percorrido ao longo do tempo teve início com uma Portaria divulgada pelo Ministério da Saúde, autorizando os municípios para a realização de curso técnico pra a formação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.



Jair Habowski responsável pela pasta da Saúde em Nova Bandeirantes, apontou que algumas contrapartidas foram feitas por parte do município, visando a viabilidade do curso.



O termo de adesão foi assinado o que garantiu a adesão do município ao curso, posteriormente sendo oferecido aos agentes interessados.





O secretário ressaltou a qualidade e importância do curso.



“É um curso muito bom [...] foi gerido pela Escola de Saúde Pública e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Então, é um curso plenamente valorizado é que tem uma responsabilidade tremenda”, observou.



Habowki destacou o conhecimento oferecido por meio do curso, o que vai resultar na ampliação do atendimento oferecido às famílias assistidas com os agentes.



“Com este curso eles [agentes], estão habilitados para fazer aferição de pressão arterial, aferição de temperatura e oxigenação sanguínea. Então, eles estão treinados e capacitados para atividades, que antes não poderiam fazer”, ressaltou o secretário.



Jair apontou ainda as obrigações do município para a devida realização do curso.



“O município tem por obrigação pelo termo de adesão, oferecer alguns detalhes como equipamento, oferecer capacitação e treinamento. Nós fizemos aquisição de todos os equipamentos, onde buscamos atender todas as exigências do Ministério da Saúde, para que o agente pudesse concluir com êxito o curso”, revelou.



Atualmente Nova Bandeirantes está muito bem posicionada no ranking estadual no tocante à Atenção Básica, havendo as classificações em períodos estratégicos do ano, sendo adotado o quadrimestre.



“Saiu em setembro o ranking estadual, onde nós pulamos para o segundo lugar no Estado. No Consórcio Regional Tapajós nós estamos em primeiro lugar, portanto o nosso quesito de colocação está excelente”, enalteceu Jair.



Por outro lado, Jair Habowski não deixou de citar o aumento no grau de responsabilidade e comprometimento, no que diz respeito ao setor da Saúde no município, em especial, os Agentes Comunitários após a capacitação técnica oferecida.



“Aumenta com certeza. Aumenta a responsabilidade do agente comunitário, porque não vai só fazer uma visita [...] ele vai ser agora obrigado pelo curso, a fazer um acompanhamento do hipertenso, diabético e ter uma responsabilidade maior”, salientou.



O prefeito César Perigo (MDB), também explanou o seu posicionamento sobre a iniciativa em oferecer capacitação aos Agentes Comunitário de Saúde e Endemias.



“Mais uma vez a prefeitura fazendo ação na área da saúde, onde desta vez foi capacitação. Nós capacitamos nossa equipe, os agentes da saúde e endemias, pois quem vai ganhar com isso é a sociedade mais uma vez”, argumentou.





A intenção da atual gestão é levar um atendimento básico com uma amplitude maior nos serviços prestados.



“Quem vai ver toda a evolução da saúde vai ser a população, pois queremos dar mais ênfase e eficiência, buscando maior rapidez na atividade e conhecimento”, explanou.



Melhor estrutura e efetivação



Assunto já debatido no meio político local, faz referência sobre a aquisição iniciativa essa, visa oferecer uma condição melhor de locomoção para os profissionais que fazem o trabalho à campo.



Questionado sobre o tema César, aproveitou para esclarecer alguns pontos.



“Quero agradecer a vereadora Kely e todos os vereadores sobre essa iniciativa, mas não somente motocicletas [...] estamos vendo a possibilidade de bicicletas elétricas para o trabalho dentro da cidade. Nós queremos entregar bicicletas elétricas na cidade, e para a zona rural motocicletas”, disse o prefeito.



Contudo, a viabilização depende de recursos financeiros o que não está descartada a hipótese de Emenda Parlamentar.



“Nós estamos vendo a possibilidade deste recurso, o que pode ser através de emenda, recurso próprio, emenda de vereador ou vereadora, pois quem quiser ajudar... nós iremos comprar”, afirmou César.



Segundo o chefe do Executivo Municipal, durante levantamento realizado o custo ficou em torno de R$ 250 mil para a aquisição de 25 unidades entres motos e bicicletas.



Outro tema é a contratação definitiva dos agentes, algo que sempre é ventilado no meio político. Segundo o prefeito, ainda existem alguns procedimentos pela frente.



“Nós temos alguns passos a serem dados, pois não queremos dar um passo maior que a perna para fazermos algo equivocado. Nós temos várias etapas para resolver, o que envolve documentação de algumas agentes. Então, nós estamos trabalhando com o jurídico acionando o Tribunal de Contas, Ministério Público e Câmara de Vereadores, para provar que elas [agentes], trabalharam desde certa época e continuam trabalhando, mas precisamos de embasamento jurídico e não pensar em politicagem, mas sim em coisas sérias”, completou o prefeito.



 



 



 



 



 


Fotos por: Regina Alves/Nova Band Hoje
Fonte: Redação/Nova Band Hoje
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais