Publicidade:
22 de Junho, 2026 - 11:07
União reforça combate ao fogo em MT, mas sem repassar verba


            Governo federal promete apoio operacional durante o período crítico das queimadas, enquanto Estado intensifica fiscalização e ações de prevenção



Mato Grosso deverá contar com reforço do governo federal no combate aos incêndios florestais durante o período mais crítico da estiagem, que começa em julho. O apoio, no entanto, será restrito ao envio de equipes e suporte operacional, sem previsão de repasses financeiros diretos ao Estado.



A informação foi confirmada pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, que detalhou o planejamento conjunto entre os governos estadual e federal para enfrentar a temporada de queimadas.



 



Segundo a secretária, o trabalho vem sendo estruturado por meio de reuniões técnicas que integram os sistemas de monitoramento e as estratégias de atuação dos dois governos.



"Esperamos que, com o início do período mais crítico, a partir de 1º de julho, possamos contar com essas estruturas e com o apoio do governo federal. Repasses diretos ao Estado não há previsão", afirmou.



De acordo com Mauren, cada esfera de governo atuará dentro de suas atribuições. Enquanto a União concentrará esforços nas unidades de conservação e áreas federais consideradas mais vulneráveis, Mato Grosso ficará responsável pelas ações de prevenção, fiscalização e combate aos incêndios em áreas sob gestão estadual.



A secretária ressaltou que a atuação integrada permitirá respostas mais rápidas diante dos focos de incêndio registrados durante a estiagem, período em que tradicionalmente ocorre o maior número de queimadas no Estado.



Ela explicou ainda que a dimensão do apoio federal dependerá da evolução das condições climáticas e da intensidade da temporada de seca.



"O governo federal atua principalmente nas unidades de conservação com maior vulnerabilidade. Em situações em que a resposta não seja suficiente, como já ocorreu em outros anos, o Estado também entra de forma complementar", destacou.



Mato Grosso entra no período de maior risco de incêndios com a expectativa de repetir uma operação integrada entre órgãos estaduais e federais, considerada essencial para reduzir os impactos ambientais e proteger áreas de preservação.



Enquanto aguarda a definição do efetivo que será disponibilizado pela União, o Governo do Estado prepara o reforço das ações de fiscalização, monitoramento e combate ao uso irregular do fogo, especialmente durante o período proibitivo das queimadas, quando as restrições ambientais são intensificadas.


Fotos por: Reprodução
Fonte: Marcos Lemos/Diário de Cuiabá
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais